Marcos Dutra, MBA - Editor     

   

O Que É Marketing Para Sua Empresa

Por Gilmar Lima

   

       
     Imprimir

 

Gilmar de Sousa Lima, é graduado em administração de empresas pela Universidade Braz Cubas - Mogi das Cruzes/SP, especializado em Recursos Humanos, Qualidade e Marketing. Desenvolve projetos de Consultoria Organizacional e do bem-estar, treinamento de liderança, motivação e marketing pessoal. É habilitado como Locutor Profissional pelo SENAC/SP desenvolve projetos áudio-visuais através da produção de vídeos institucionais e intervalos comerciais para rádio. É membro da executiva municipal do PRTB. É Gerente de Recursos Humanos e Marketing da AP3 Projetos e Eventos S/C Ltda. É autor de vários artigos publicados na Internet.

gilmar@ap3.com.br

 

Voltamos nesta edição a tratar de  assuntos relacionados ao ramo de administração de empresas,  falando hoje sobre como o Marketing aliado ao bom atendimento pode fazer a diferença na hora de concretizar um pedido.

Para algumas empresas,  estar envolvido num ambiente mercadológico (Marketing) é simplesmente figurar em algum tipo de publicação dirigida ao grande público, mas entendemos que num mundo competitivo aquele que se utilizar melhor das ferramentas de que dispõe tem maiores chances de atingir seu objetivo e, conseqüentemente ganhar uma fatia maior de mercado.

Ao abrirmos as páginas amarelas, jornais ou páginas da internet, logo notamos aqueles anúncios gigantescos e logicamente caríssimos falando de todos os produtos que a empresa oferece. O fato de o anúncio ser grande, (explicam os vendedores), é que a empresa é visualizada com destaque pelo público que procura o auxílio desse tipo de lista para efetuarem suas compras.

Maravilhoso!!, Se não fosse por um único motivo.

As empresas, em plena globalização, ainda não descobriram que,  se todo aquele anúncio não vier acompanhado de um bom atendimento, será dinheiro jogado no lixo.

Preste muita atenção.:

Não estamos sugerindo que as empresas deixem de anunciar em páginas amarelas, jornais, revistas, tv e internet, pelo contrário, esses anúncios devem crescer e acima de tudo é muito útil para a consulta rápida e precisa, ou seja, você tem todas as informações ao alcance das suas mãos.

Será?

Experimente ligar para uma dessas empresas e logo vem a primeira surpresa, quem atende é um correio de voz que, ou  te deixa um tempo enorme esperando ou sugere que grave uma mensagem à qual o receptor  jamais retornará ou quando dá a sorte de alguém atender,  certamente o assunto que você irá tratar não é com ele, e o pior!!,  além de não ser com ele, também não sabe informar com quem é e, ainda é mal educado!!!!!!!

Experimente enviar um e-mail, dificilmente terá retorno.

Qual é a sensação  quando isso ocorre com você?

E horrível.

Pois é bom você se conscientizar de que o seu cliente também pode estar pensando isso da sua empresa.

A conclusão a que chegamos é que as empresas devem continuar a figurar seu anúncio e que se enquadrem em seu ramo de atuação mas nunca esquecer o que, mesmo num mundo digital, o bom atendimento ainda é o mais importante na tomada de uma decisão, o seu produto pode até ser um pouco mais caro, mas se o seu diferencial for o bom atendimento a venda será sua, e se não for desta vez, certamente ele voltará numa época oportuna e comprará de você.

Lembre-se: resolva isso enquanto é tempo, se você esperar mais um pouco, as suas vendas começarão a cair de tal modo que quando você resolver agir, seus fornecedores estarão pedindo a sua cabeça e o seu concorrente, aquele que além de anunciar no veículo certo de sua especialidade e tem bom atendimento, já estará tão lá na frente, que só restará a você começar de novo. Se você optar por começar novamente, procure fazer a coisa certa desta vez.

 

 
  © Copyright 2004 - Marcos Dutra -  www.pensandomarketing.com