Imprimir

Marcos Dutra é editor do Pensando Marketing e profissional da área com passagem em empresas como Johnson & Johnson, Sadia e Credicard, graduado com distinção no MBA de Thunderbird, nos EUA.

Agência Não Faz Planejamento Estratégico

Marcos Dutra


Create ideas with exceptional relevance to consumers, help guide them thru the competitive crowd, engage, connect and sell them. Now That's creative.
Sergio Zimma - ex-marketing chief officer, Coca-Cola

Mais uma vez o Pensando Marketing acerta. Há mais de um ano, escrevi um artigo (E o Fusca Atolou) sobre a perda da liderança da VW, atribuindo a causa ao enorme problema de portfolio da empresa, com 3 carros iguais no mesmo segmento e nenhum em outros importantes.

Agora leio a entrevista na revista Propaganda do diretor de marketing da empresa (nem vou citar o nome), que diz:

"Ter um portfólio de produtos passa a ser fator decisivo para quem quer ser líder de mercado. O preenchimento das lacunas de portfólio é a nossa prioridade atual. " NÃO DIGA !!!!

Entretanto, a marca nem resolve o portfolio e ainda consegue colocar o pior anúncio do ano em revista. O anúncio do Gol, na caríssima Veja, mostra um homem andando com um cachorro na beira de uma estrada, embaixo de chuva. Em letras pequenas, algo sobre o Gol ser  confiável como um cachorro. Só que quem vê o anúncio pensa na hora: O GOL QUEBROU E DEIXOU O DONO NO MEIO DA ESTRADA.

Ganhei uns quize minutos de gargalhadas e não consegui deixar de mostrar o anúncio aos colegas. Pois é. O diretor da empresa fala também da importância da parceria com a (nome da agência), segundo ele, hoje, mais do que uma agência, um "departamento estratégico" da Volkswagen.

Diz também: "A (nome da agência) teve participação decisiva na elaboração da nova estratégia de comunicação e marketing da Volkswagen. Não foi um trabalho desenvolvido internamente e depois repassado à agência. Impossível dissociar a participação da agência nesse processo de reestruturação. "

Será parceria ou uma tentativa de dividir o resultado desastroso da campanha ? Estranho esta agência, que faz alguns bons trabalhos como o das sandálias Havaianas, ter entrado nessa. Mais estranho ainda é o fato de o seu site afirmar que a VW é a empresa com mais prêmios de propaganda no país...algo que nos leva a questionar a credibilidade desses festivais, muito mais eventos de RP que qualquer outra coisa.
Porém, o ponto mais importante do artigo não deve se perder, e ele é: não é trabalho da agência fazer planejamento estratégico de marketing.

O marketing envolve uma série de variáveis das quais a agência tem pouca compreensão, como finanças, suprimentos (muitas vezes globais), detalhes técnicos de produção, etc. Para juntar essas variáveis em um todo que faça sentido ao consumidor é que se contratam diretores de marketing experientes, que conhecem a empresa e o mercado. Colocar esta responsabilidade nas costas da agência é fugir de sua tarefa principal e arriscar o futuro da empresa com um parceiro que não possui os dados necessários, nem o tempo, nem a aptidão para a tarefa. 

O lado forte da agência é sua capacidade de ver o mercado como um todo, do lado de fora da empresa, e comparar sua imagem com a da concorrência, oferecendo feedback (uma das variáveis) para um planejamento correto.

E, mais do que tudo, a tarefa da agência é a de executar com criatividade, relevância, coerência e BUYING APPEAL (interesse de compra) o planejamento mercadológico da empresa. Portanto, seria melhor a Almap parar de tentar fazer planejamento estratégico para fazer um anúncio melhor.

Nada como uma agência assim (que não sabe falar não) para deixar a empresa a pé, embaixo de chuva na estrada.

PS: para não dizerem que o site é negativo, na mesma revista um anúncio excelente do Honda Fit. "O motor é inteligente...basta ver a carroceria que ele escolheu para morar."

FEVEREIRO 2005


 
  © Copyright 2004 - Marcos Dutra